Pages

Subscribe:
=)

Quem sou eu

Minha foto
tramandai, rio grande do sul, Brazil
so basicamente uma mistura de tudo, mas gosto muito te interte meu publico espero que gostem do meu blog

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Enxergando Vermelho- Sobre o vermelho


Essa é a terceira numa série de postagens temáticas dedicadas às cinco cores do Magic. Se você ainda não as leu, recomendo que dê uma olhada. Diariamente, estarei postando textos pequenos sobre a cor vermelha, que, ao final da semana, juntos, darão um bom panorama da filosofia da cor por completo.

O que a cor preza? Qual o seu objetivo final?
A filosofia de cada cor gira em torno de como ela vê o mundo. Então como o vermelho vê o mundo? O que o vermelho valoriza? Para o vermelho, a vida é a aventura perfeita. O vermelho acredita que viver completamente significa tomar vantagem de cada oportunidade. E que melhor jeito para alcançar esse objetivo do que através de suas emoções? O vermelho age por instinto e segue seu coração. Se o vermelho está feliz, comemora. Se o vermelho está triste, chora. Se o vermelho está irritado, quebra coisas. A vida é bem simples, para o vermelho. Ele faz o que sente.

Para atingir seu objetivo, o vermelho usa a ação. Se algo está te impedindo de fazer algo que você quer, tira ele do caminho. Se voltar? Ah, explode ele. O vermelho é um fluxo de força. Se você quer que algo aconteça, faça acontecer. Não depois, agora!

Enquanto que superficialmente os objetivos do vermelho podem parecer semelhantes aos do preto, existem diferenças importantes. O desejo do preto de fazer o que quer é motivado por uma busca por poder. O preto não se importa se os outros estiverem restringidos. Contanto que ele como um indivíduo possa fazer o que quiser, ele está feliz. O vermelho, por outro lado, acredita que todos têm o direito de fazer o que querem. O vermelho vai agir para quebrar barreiras que não o afetam pessoalmente simplesmente porque ele se incomoda com sua existência.

Além disso, enquanto o preto é bem solitário, o vermelho pode ser muito sociável. O vermelho segue suas emoções. Essas emoções incluem amor, desejo, camaradagem, e amizade. O vermelho se importa com os outros. Pelo menos com os outros com quem tem um laço emocional. E o vermelho faria de tudo para proteger ou ajudar seus amigos (ou familiares, você entendeu.). Mas isso não significa que o vermelho não seja um pouco egoísta. Emoções, pela sua natureza, colocam as necessidades do indivíduo como prioridade, mas significa que o vermelho pensa nos outros às vezes.

O que a cor preza? Qual o seu objetivo final? - Continuação
No final, o objetivo de vida do vermelho é liberdade. O vermelho quer que todos sejam livres para agir da maneira que desejarem. E o vermelho está mais do que disposto a tomar atitudes para garantir que isso aconteça.

Que meios a cor usa para atingir esse objetivo?
Cada cor altera sua magia para encaixar com seus objetivos. O vermelho quer respostas rápidas e físicas. Se algo está prevenindo o vermelho de conseguir o que ele quer, o vermelho quer ter a habilidade remover o obstáculo com facilidade. Assim, a magia do vermelho é destrutiva por natureza. Dano direto, destruição de artefatos e destruição de terrenos entram nesse tema. Eles são o implemento do vermelho em ação. Note que essa é a razão pela inaptidão do vermelho para lidar com encantamentos. Encantamentos não são tangíveis e assim o vermelho não sabe como explodí-los.

O segundo fator que aparece na magia do vermelho é o pensamento à curto prazo. Emoções são invariavelmente impulsivas e portanto muito “no calor do momento”. Assim, o vermelho tende a agir agora e não se preocupar com as ramificações posteriores. Isso significa que o vermelho está disposto a ganhar à curto prazo mesmo que isso custe vulnerabilidade à longo prazo. O vermelho, por exemplo, é a cor mais propensa a desperdiçar recursos para jogar suas magias mais cedo. O vermelho é o rei do mana rápido (definido como cards que criam explosões únicas de mana, como Gêiser de Mana). O vermelho tem criaturas baratas com custos enormes em suas habilidades. De todas as cores, o vermelho é a mais empenhada em ganhar rapidamente.

Terceiro, o vermelho tende a abraçar a aleatoriedade. Isso é parcialmente uma resposta ao seu ódio por estrutura e parcialmente porque o vermelho gosta de assumir riscos. Por isso jogar moedas e outras mecânicas altamente arriscadas aparecem no vermelho. Além disso, é por esse motivo que as magias vermelhas tendem a criar o caos.

Que meios a cor usa para atingir esse objetivo?- Continuação
Finalmente, o vermelho tem um lado brincalhão. Enquanto todas as outras cores parecem bastante sérias e focadas em atingir seus objetivos, o vermelho entende o valor da diversão. E gosta de caos. Então o vermelho gosta de usar sua magia para atrapalhar a magia de outros magos. Ele gosta de fazer as magias não fazerem o que deviam. Essa foi a área delegada ao vermelho quando estávamos redistribuindo a roda das cores no P&D. Qualquer coisa que mexia com as coisas temporariamente foi movida para o vermelho. Manipulação à longo prazo foi mantida no azul. Raio de Comando virou Ameaçar, etc., etc., etc...

Muitos dos jogadores ocasionais escolhem o vermelho porque é uma cor que está simplesmente tentando se divertir. Não requer muito pensamento profundo ou planejamento cuidadoso. Baixe criaturas, ataque, exploda algo. Do jeito que o vermelho gosta.

O que a cor representa?
O vermelho se importa com fazer a si mesmo (e àqueles que ama) felizes. O vermelho só quer viver sua vida sem a interferência de ninguém. Para conseguir isso, o vermelho usa o poder de suas emoções para conseguir o que outros, restritos por vários motivos, não conseguiriam. Assim, o vermelho representa as seguintes coisas:
• Emoção (principalmente as fortes, como Fúria, Raiva, Paixão, etc...)
• Impulso
• Violência
• Brutalidade
• Força (resolver problemas através dela)
• Destruição
• Caos
• Os elementos Fogo & Terra (e os elementos naturais relacionados- Relâmpagos, Terremotos, Avalanches, Tempestades de Areia, etc.)
• Lutar
• Militarismo
• Aleatoriedade
• Espontaneidade
• Apostar
• Hedonismo
• Barbarismo

O que a cor despreza? O que é ruim para a cor?
O vermelho odeia qualquer coisa que lhe diga que ele não pode fazer o que quer. Particularmente regras. O vermelho odeia regras. Odeia, odeia, odeia elas. Por que alguém está dizendo para o vermelho que ele não pode fazer alguma coisa? E por escrito, pra piorar! Isso levou o vermelho a odiar estrutura em geral, porque estrutura leva à regras.

Além disso, o vermelho não gosta de nada que desvalorize suas emoções. O vermelho entende que seus sentimentos são a base de seu ser. Qualquer coisa que ignore isso é um ataque pessoal ao vermelho.

Por que a cor gosta de seus aliados e odeia seus inimigos? “Menos conversa. Mais destruição”

O vermelho odeia regras e estrutura. E é pra isso que o branco vive. Se o branco pudesse escolher, o vermelho ia ser impedido de fazer qualquer coisa que quisesse. A resposta para o vermelho é simples: destruir o branco antes que ele invente mais regras idiotas.

Se tem algo que o vermelho odeia tanto quanto regras seria pensar. Pensar não traz nada além de problemas. E o azul pensa demais. Mas piora, não só o azul valoriza o pensamento, como ele desvaloriza o sentimento. Se o azul pudesse escolher, ninguém ia poder expressar qualquer emoção. Por sorte, a solução para o azul é a mesma solução para o branco. Exploda eles!

O preto também gosta de ter a liberdade de fazer o que quer. E ele também vê o valor da destruição. Se o preto fosse um pouco mais impulsivo e pensasse um pouquinho menos...

O verde entende o valor da impulsividade. Claro, ele chama de instinto, mas que seja. O verde faz o que quer fazer. A única falha do verde é que ele tende a colocar as necessidades dos outros à própria frente demais. Amigos e familiares o vermelho entenderia, mas o verde faz isso por criaturas que nem ao menos conhece.

Qual é a maior força e a maior fraqueza da cor?
A maior força do vermelho é sua habilidade de agir rapidamente e sobrepor o oponente. Além disso, é bom em “explodir as coisas”. Além disso, sua imprevisibilidade faz dele um adversário perigoso. A parte ruim do jeito do vermelho é que ele se complica se seu ataque rápido não funcionar. O vermelho não tende a ter um “final de jogo”. Se os oponentes do vermelho conseguirem sobreviver ao seu ataque inicial, o vermelho provavelmente vai estar com grandes problemas.

No Vermelho
Durante as discussões sobre cada cor, eu tento relevar o problema mais relevante daquela cor. Sobre o vermelho, eu gostaria de falar um pouco sobre como eu acho que é a cor mais incompreendida de todas. Não que o que as pessoas pensem do vermelho esteja errado. Só é muito vago. Sim, o vermelho gosta de destruição. Sim, o vermelho se diverte explodindo as coisas. Sim, o vermelho é capaz de ficar muito irritado. Mas essa é apenas uma das facetas do vermelho. E leva à algumas conclusões falsas. Vamos falar sobre algumas delas:

O vermelho é estúpido- Sim, o vermelho não é a cor do pensamento. Mas isso não significa que o vermelho não seja inteligente. O vermelho é emocional. O vermelho pensa a curto prazo. O vermelho é impulsivo. Mas nada disso excluí inteligência. O vermelho pode incluir (e inclui) algumas pessoas bem inteligentes. Tanto Tanhgarth e Starke da edição Tempestade, por exemplo, eram personagens vermelhos e inteligentes.

O vermelho é um valentão- Pelo Magic ser um jogo sobre duelos, as cartas tendem a mostrar um aspecto das cores que está ligado ao combate. Para o vermelho, isso significa jogar com as emoções mais agressivas, como raiva. E isso faz o vermelho parecer um valentão. E pra ser justo, ele geralmente é um valentão, mas o vermelho tem outros componentes menos agressivos. O vermelho, por exemplo, é a cor da paixão. O vermelho é o lar da maioria dos estilos de arte e poesia. O vermelho tem um lado muito gentil. Só que não dá pra se basear nesse tipo de coisa pra fazer um card de Magic.

O vermelho é simples- Só porque o vermelho não gosta de pensar não significa que sua filosofia seja simplória. Emoções, por exemplo, são bem complexas. Além disso, se você olhar os dois conflitos básicos do vermelho- caos vs. ordem (vermelho vs. branco) e emoção vs. intelecto (vermelho vs. azul) – você vai ver que são ambos bem intrincados.

Eu acho o vermelho uma das cores mais interessantes de se estudar. Suas motivações são fáceis de entender, mas difíceis de interpretar. Além disso, o vermelho tem vários aspectos que são desprezados pelo jogo por não fazerem sentido num contexto de batalha. Com sorte, a coluna de hoje vai fazer vocês pensarem de novo sobre o jeito de pensar do vermelho.

             Alguns dos personagens conhecidos  que eu acho q combinam com o vermelho.

  
ROMEU E JULIETA- Essa é uma história tipicamente vermelha. Dois jovens tão cegos por suas emoções que se auto-destroem. Se algum dos dois tivesse ao menos um pouquinho de azul nele, a história não seria uma tragédia.
 
Homer Simpson- Eu encaixei cada um dos cinco membros da família Simpson numa cor diferente. Se você tem prestado atenção, Homer é o membro vermelho da família. Ele é guiado pelas suas necessidades emocionais e desejos. Ele cria o caos não por gostar de ver as pessoas sofrendo como o Bart, mas porque seu comportamento natural tende a quebrar sistemas. O seu objetivo não é o poder, mas sim donuts.

Groo, o Andarilho- Motivado por queijo derretido ao invés de donuts, Groo e Homer têm muito em comum. A maior diferença é que Groo cria ainda mais destruição e caos por onde passa.

Coiote- Já houve algum personagem de desenhos mais passional? Ele só quer uma coisa e não deixará nada (nem uma pedra gigante, nem um trem, nem um produto Acme com defeito) pará-lo em sua missão. Alguns argumentariam que ele é um planejador (e portanto azul). Eu digo que há mais de cinqüenta anos que ele tenta pegar o Papa-Léguas e ele só conseguiu uma vez (sim, ele conseguiu uma vez) prova que ele não é um bom planejador. É um personagem vermelho irracional, obsessivo, e atrapalhado.

Nenhum comentário: